Microsoft está tentando fazer o Windows rodar no OLPC.

[Via engadget e Slashdot]

A Microsoft está tentando adaptar o Windows XP para o OLPC.

Eu realmente espero que eles não consigam… Porque?

  1. Windows é software fechado. Pode até ser que dêem as licenças para o governo/as escolas, mas ainda assim é proprietário. [Software proprietário não combina com o que o Negroponte quer – e ele chegou a recusar uma versão adaptada do Mac OS X por ele ser proprietário….]
  2. O XP roda MUITO lento com 128MB de RAM, que é o que o OLPC tem. Mesmo a distribuição Linux que vem com ele fica meio pesada em 128MB, mas fica usável.
  3. O OLPC tem só 512MB de armazenamento.O XP ocupa 1,5GB de espaço, mesmo no Miserável Starter Edition. Ok, talvez usem Windows CE – o que é ainda pior. [Como eu vou rodar Opera nele? 😛 ]
  4. O OLPC será aonde o Linux conseguirá uma boa base de usuários. [Na minha opinião uma das melhores oportunidades para acabar com muitos preconceitos em relação ao Linux]
Anúncios

8 Respostas

  1. No dia que o Linux rodar NATIVAMENTE os meus jogos (não vivo sem eles) eu nunca mais volto a ver a cara do windows ^^

  2. Mas como o OLPC não foi feito pra jogar… Mesmo com Windows, ele não vai rodar nenhum jogo atual…

    E dá pra jogar Quake 1/2, Doom 1/2 e afins no Linux, nativamente 😉

  3. Não faz o MENOR sentido querer enfiar um XP Full de mais de 1GB em uma máquina dessas.

    Essa história está mal-contada, o XP Embedded roda com 32MB, o Windows Mobile 5 com 64 e quanto ao ópera, roda muito bem obrigado, sou usuário registrado (e pago) dele no meu PocketPC 😉 Também rodo o Minimo, um port do Firefox.

  4. Cardoso, se essas máquinas forem rodar Windows não vai ser o Mobile. Elas não tem touchscreen e usar a versão para Smartphones seria muito estranho.

    Se rodar deve ser o Embedded ou o CE (que é diferente do WinMobile), que não tem Opera (não pra baixar no site deles, mas acho que se você pagar eles te fazem uma versão) – e é muito limitado para os propósitos do OLPC. Em algo não destinado pra educação pode até ser interessante, mas usar Windows no OLPC vai contra tudo que eles (Negroponte e cia.) pregaram até agora.

  5. Eu não falava do OLPC… ¬¬’
    falava do windows querer entrar em tudo quanto é lugar (sem trocadilhos)

  6. Será que o OLPC vai dar certo? Os países estão investindo nele? Eu não tenho visto mais muitas notícias sobre ele… As crianças já vão usá-lo agora em 2007?

  7. Thiago, eu espero (e acredito) que dê certo, mas nunca se sabe….

    Até onde eu sei, o Lula recebeu um semana passada e ano que vem o governo vai receber 1000 (ou 500, não tenho certeza) pra testar em algumas escolas. Se der certo vão fazer uma licitação, então acho que em todas (ou na maioria) das escolas só em 2008 mesmo.

  8. Eu acho que existe possibilidade do projeto do governo dar certo, porém não em todo o Brasil. Os rincões continuaram rincôes… Mas que sabe nas capitais e cidades mais desenvolvidas. Quanto ao laptop rodar windows, acredito que não há um mal prévio nisso. Desde que o PC seja flexível para rodar um SL também… E assim após o a criança deixar de ser criança o estudo da tecnologia continue de maneira a não restringir o processo ao estudo do Win. E não acredito que a versão disponibilizada pelo tio Bill seja o XP… No máximo o CE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: