WinVI: Uma simples cópia???

Lendo o review do Baboo sobre o Win Vista, não entendo porque a MS atrasou o lançamento do Vista…. Ele é só uma cópia!!! [Tanto do OS X como das interfaces Linux…]

Na parte de segurança, temos isso:

Exemplo: ao iniciar a instalação de um software, o Windows Vista detecta a necessidade de direitos administrativos e solicita a elevação do acesso para o programa em questão. Neste caso, todos os outros softwares em execução na máquina continuam sem o acesso administrativo, preservando a segurança.

Hey! Isso é exatamente o mesmo que o KDE faz quando eu abro o Synaptic!

Já na de entretenimento..

Já o Windows Media Player 11 é muito mais que uma nova aparência: ele teve seu conteúdo inteiramente redesenhado para incorporar a organização e praticidade do Windows Vista. O nível de organização é único: ele permite que você procure músicas pelo nome do artista, data do álbum, gênero, classificação, músicsas recentes, etc. Se você preferir, digite algumas letras no campo de busca do WMP e, enquanto você ainda está digitando, o WMP11 já mostra todo o conteúdo compatível com o que você escreveu. Ele é incrivelmente rápido e eficiente na busca.

Exatamente como no iTunes e no AmaroK….

Na Galeria de Fotos do Windows Vista, as fotos permitem o uso de metadados, que são palavras relacionadas com a foto. Você vê apenas a imagem, mas no arquivo estão várias informações que ajudam o Windows a indexar toda a sua biblioteca de imagem. Com isso, ao realizar a busca, o Windows Vista faz a pesquisa também pelas palavras que constam no campo de metadata. Exemplo: se a sua foto se chama praia.jpg e você inclui a palavra “mar” no metadado dessa foto, ao pesquisar por fotos que tenham a palavra “mar”, esta foto também aparecerá no resultado, mesmo que a palavra “mar” não conste no nome dela (praia.jpg). Isso permite que você encontre fotos baseando-se apenas nas características da foto em si.

Igualzinho ao iPhoto, ao Picasa e ao Digikam….

Na de visual:

E a diferença é enorme em relação ao Windows XP: o visual Aero Glass trouxe uma sofisticação e beleza incomum ao Windows

É, um visual bem Aqua-Like…. É só olhar os botões na parte inferior do WMP11 pra ver de onde a MS se “inspirou” pra fazer o Glass…. [Alguém falou maçã???]

Uma grande vantagem é que agora é possível customizar o ambiente em tempo real, sem a necessidade de confirmar as opções escolhidas. Ao escolher um novo papel de parede, por exemplo, o usuário precisa apenas clicar na imagem para vê-la instantaneamente aplicada no fundo da tela. Com isso, ele pode navegar nas imagens e clicar em OK somente quando definir a imagem escolhida.

Pois é… No OS X também não é necessario confirmar as esolhas… [Aliás, eu acho que no Gnome também não…. mas não tenho certeza…]

Mas tudo isso não quer dizer que a MS não inova… Darei alguns exemplos:

Isso quer dizer que se o Windows Media Player estiver executando um vídeo em segundo-plano e você der um Alt+Tab, será possível visualizar o vídeo em execução através da própria miniatura.

NOSSA! QUE UTIL!!! Minha vida vai mudar depois disso! Como que eu vivi todo esse tem sem NUNCA ter visto um video em uma miniatura??? (que deve ter no máximo 128×128 pixels…)

A maneira mais fácil de notar que algo mudou é maximar a janela da paciência: as cartas também aumentam de tamanho, evitando o aparecimento de uma área vazia, como ocorria nas versões anteriores do Windows. Outras modificações também estão presentes, como a virada automática de carta fechada na paciência.

UAU! Eu SEMPRE quis isso… cartas GIGANTES no Paciência!!!

Sinceramente, não faço a minima idéia porque o Vista atrasou…. ele não tem NADA de novo!
Não sei porque alguém esperaria o Vista se todos esses recursos estão no OS X/Linux….
E o pior é que um monte de gente vai achar que foi a MS que inovou…
[Já até imagino: “Nossa, abas no navegador! Como nunca pensaram nisso?”]

Anúncios

2 Respostas

  1. O Vista atrasou porque é um projeto que mostra exatamente como a Microsoft não tem o menor controle sobre si mesma.

    Pra quem ainda se lembra, em 2004, quando falávamos de Longhorn, era de um sistema que realmente inovava; a idéia do WinFS é legal e nenhum dos sistemas de arquivos que temos hoje em dia resolve o problema que o WinFS resolveria, em termos de “procura de informações em discos de terabytes”. Só que em 2004 tiraram o WinFS. Só ficou a perfurmaria e o WinFX.

    Moral da história? O Vista é irrelevante. Não vai rodar na sua máquina. É um Windows XP com WinFX e Avalon. Ou, talvez, um Windows 98 glorificado.

  2. vai ser uma decepção soh, mas interface não eh tudo hein!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: